URLs
Escolha de um URL para referência
Mesmo que certamente seria melhor falar de URI em vez de URL, usarei neste artigo o termo URL e deixarei as nuances para os puristas.
É possível ler tudo e seu oposto na otimização de URLs para SEO. De fato, não apenas as regras evoluíram ao longo dos anos, mas, além disso, nem todos os SEOs concordam em como otimizar esse critério.
O conselho a seguir, portanto, representa apenas minha opinião sobre o assunto e nada mais.
Ao colocar uma palavra-chave que não existe no índice do Google em um URL, você percebe que é possível posicionar uma página nesse termo. Por isso, temos certeza de que esse critério ainda é levado em consideração nos algoritmos do Google e de outros mecanismos de pesquisa.
Além do posicionamento de uma ou mais palavras-chave em um URL, outros parâmetros devem ser levados em consideração, como veremos.
URLs exóticos
Podemos falar sobre URLs exóticos quando eles se tornam difíceis para um usuário comum da Internet entender. Ou seja, URLs bastante longos, contendo parâmetros e caracteres especiais. Há vários anos, o Google poderia ter problemas para indexar URLs com mais de três parâmetros e / ou contendo identificadores. O Google até anunciou que não indexaria URLs contendo um parâmetro chamado ID.
Hoje, esse não é mais o caso. O Google e os principais mecanismos de pesquisa são capazes de indexar facilmente a maioria dos chamados URLs exóticos.
URLs com palavras-chave
Incluir palavras-chave nos seus URLs é uma ótima ideia. Por exemplo, esse pode ser um critério levado em consideração pelo usuário da Internet para clicar em uma SERP.
Alguns anos atrás, a colocação de palavras-chave trouxe um bônus significativo em seu posicionamento. Hoje eu seria muito mais reservado. Tenho a impressão de que os SEOs, ao otimizar esse critério, acabaram cortando o ramo em que estavam sentados. Em uma extensão menor que a tag de palavras-chave, mas de uma maneira completamente comparável, o URL é facilmente "spamable".
A partir do momento em que um critério não se torna mais confiável, fica claro que o Google e seus amigos decidiram ponderá-lo menos.
Devemos reescrever URLs?
Ainda na mesma linha da inclusão de palavras-chave excessivas, a reescrita de URL se impôs na mente de muitos webmasters como critério obrigatório de otimização. Nunca você já leu ou ouviu:
"Fazendo referência a este site é zero, URLs não são sequer rewritées"
Como eu escrevi algumas linhas:
- As palavras-chave presentes no URL certamente têm muito pouca influência no posicionamento.
- Os robôs podem rastrear e indexar URLs exóticos sem dificuldade.Você
entenderá, eu não sou um defensor de "todas as reescritas". Costumo pensar nisso como uma coisa mais agradável, mas não como a arma absoluta ou indispensável.
No entanto, o lançamento de um site hoje sem um URL de REWRITING não é sério.
Devemos colocar identificadores nos URLs?
Por "identificador", quero dizer uma sequência numérica que muitas vezes corresponde a uma chave primária presente no banco de dados. Isso permite que o desenvolvedor consulte facilmente um banco de dados sem perder o desempenho.
Semanticamente falando, incluir um identificador digital em uma URL não faz sentido e não interessa ao usuário.
Idealmente, portanto, nenhum identificador deve ser incluído nos URLs. (Obrigado aos desenvolvedores por não me enviar e-mails incendiários.)
No entanto, isso não terá um grande impacto negativo no SEO.
Nomes de diretório em URLs
Nomear diretórios corretamente parece-me uma ótima idéia, porém com um limite máximo de duas palavras-chave. A criação de diretórios virtuais, ou seja, também não existe fisicamente no servidor. Sobre esse assunto, convido você a ler meu artigo sobre a arquitetura do contêiner.
O objetivo é entender melhor a organização do seu conteúdo e, principalmente, vincular um tema a um grupo de artigos. Como tal, a raiz de um diretório poderia muito bem se tornar um URL de referência aos olhos dos mecanismos de pesquisa.
Separadores em URLs
Aqui está outra pergunta recorrente em muitos fóruns dedicados ao SEO. Primeiro defina o que é um separador.
Um separador é um caractere incluído entre duas palavras em uma URL. Um separador é considerado válido se permitir que os mecanismos de pesquisa reconheçam as duas palavras.
Do lado separadores válidos temos:
- O traço [-]
- Os mais [+]
- A barra [/]
- O ponto [.]
- A vírgula [,]
recentemente testei com sucesso (no Google) o traço, a barra e a vírgula. Em caso de dúvida, o traço é necessário.
Como explico no artigo sobre o nome de domínio, parece que o Google consegue, em certos casos, reconhecer duas palavras coladas sem separador. Além disso, Matt Cutt havia anunciado há muito tempo que sua equipe estava considerando considerar o sublinhado [_] como separador. Para testar ...
Sanções, tamanho e palavras-chave em um URL
Este parágrafo é principalmente para reescrita frenética de URL e palavras-chave no URL.
Admito que tenho preferência por URLs curtos e evito URLs com mais de 2 ou 3 separadores por segmento. Além disso, geralmente removo todas as palavras-chave, como le, la, les ...
Muitos CMSs incluem, por padrão, todas as palavras em um título de página separadas por hífens no URL. Na pior das hipóteses, esse tipo de URL estendido é penalizador, mais logicamente, é inútil.
Muitos SEOs incluem sistematicamente a frase-chave que eles segmentam no URL. Em última análise, talvez seja apenas um sinal enviado ao Google para mostrar quais palavras-chave estamos segmentando ...
O que é um bom URL para SEO?
Aqui sucintamente a minha URL metodologia de otimização:
- Curto
- Rewritée (se possível)
- Página classificada em um diretório que contém uma palavra-chave (ex / carro / para uma página que trata da Ferrari)
- Não mais que 2 ou 3 separadores válidos por segmento
- Contendo palavras pertencentes ao campo semântico da solicitação direcionada e não diretamente à solicitação direcionada (ex: car.html para a solicitação "venda de carro")
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