Escrita na web

Conciliando escrita na Web e SEO

Escrever um texto na web, em um jornal, em uma brochura ou mesmo em um livro é repleto de detalhes específicos do "canal" de consulta do leitor. De fato, a experiência do leitor não é a mesma se ele lê em uma tela de 17 '', em um jornal de papel ou em um livro de bolso. As restrições não são as mesmas, o autor deve adaptar seus textos e seu estilo ao meio de publicação.

O objetivo deste artigo não é falar sobre as especificidades da escrita na Web, mas oferecer conselhos para combinar a escrita na Web e o SEO. Além das técnicas de escrita, devemos admitir que, diante da importância do referenciamento natural, os editores devem oferecer não apenas um texto agradável ao leitor, mas também uma boa posição nos SERPs.

Mono temática de artigos

Como parte de uma estratégia de posicionamento ideal, é preferível se concentrar em um tema por página. De fato, não apenas cada página se beneficia de apenas um TITLE, mas, acima de tudo, deve-se admitir que o fato de abordar vários assuntos complica enormemente a tarefa de analisar mecanismos.

Além disso, dedicar pelo menos uma página por assunto permite indexar e posicionar um número maior de páginas. Obviamente, os motores evoluíram muito nesse ponto nos últimos anos.

Índice de densidade e referência

Aqui está um dos maiores mitos de SEO. Primeiro defina o termo densidade. Densidade representa a proporção de aparência de um determinado termo em um texto. Assim, quanto mais o termo for repetido, mais sua densidade será forte.

Lembremos que os motores buscam relevância. Como o fato de uma página com um índice de densidade de 5,52% em um determinado termo a tornar mais relevante do que outra página com uma densidade de 8,34%?

Obviamente, a menor das otimizações é que as frases-chave que você segmenta estão presentes no seu conteúdo. Pode parecer óbvio, mas me parece necessário lembrá-lo 🙂

Não acho que exista um índice de densidade específico que conceda um bônus de posicionamento. Espero que os mecanismos de pesquisa que conhecemos, os mesmos que investem mais de um bilhão de dólares por ano em Pesquisa e Desenvolvimento já tenham ultrapassado esse estágio.

Aconselho mais a fazer com que suas palavras-chave segmentadas apareçam em locais estratégicos e específicos de seus textos, como o título e certos subtítulos ou mesmo em determinados links.

Se lendo um texto, você começa a perceber certas repetições irritantes, é que você foi longe demais.

O Índice de densidade usado para combater o spam

Vou ainda mais longe em minhas observações dizendo que um índice de densidade muito alto pode muito bem penalizá-lo. Não seria absurdo que os mecanismos desenvolvessem uma ou mais escalas de densidade média por meio da análise de todos os sites indexados.

Exceder os valores limite poderia então acionar sinais negativos ...

Estruturação de conteúdo

Um bom texto deve ser estruturado. Para fazer isso, é necessário não apenas fornecer títulos, subtítulos, negrito ou destacado nos vários parágrafos, mas também implantar uma marcação semântica consistente com a estruturação do conteúdo.

Semântica verdadeira

Linguística, semântica e análise lexical? Todos esses termos lembram lembranças amargas de suas aulas de francês? A meu ver, um texto otimizado para referência natural deve ser rico. Ele deve ocorrer a partir de sinônimos, comparações, substantivos e outros adjetivos.

Faça um tour pelo campo lexical do seu tema, interesse na raiz de suas principais palavras-chave e aumente seu conteúdo. O francês é uma língua incrivelmente rica. Isso me parece um ativo inegável para fazer a diferença com seus concorrentes.

O objetivo final é claro que os mecanismos não têm dúvidas sobre o tema da sua página, mas também para aumentar seu posicionamento em uma determinada frase-chave.

Finalmente, esse tipo de conteúdo avançado permitirá que você se posicione em um conjunto de solicitações muito amplas e, sem dúvida, alcance a cauda longa.

 

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