Formulários

Formulários e a web invisível

A web invisível representa todo o conteúdo que não é acessível aos mecanismos de pesquisa. Geralmente, esse é o conteúdo armazenado no banco de dados. O acesso pode, em particular, ser pago (assinatura), restrito (senha) etc ... ou simplesmente inacessível aos mecanismos, devido às tecnologias utilizadas.

A maioria dos sites usa formulários em suas páginas. Um problema importante pode surgir quandopara acessar o conteúdo você precisa preencher um formulário. Os robôs, diferentemente dos usuários da Internet, não os validam.

Mal se pode imaginar, o GoogleBot indica o tamanho do apartamento que ele deseja comprar (e ainda ...).

O conteúdo por trás dos formulários fica completamente invisível. Isso evita a indexação, qualquer posicionamento nas SERPs é impossível.

Formulário, SEO e GoogleBot

O Google anunciou em abril de 2008 que seu robô era capaz de preencher formulários de maneira inteligente, validá-los e rastrear as páginas a seguir. Info ou intoxicado? Difícil de dizer. Tecnicamente, o preenchimento e a validação automática de um formulário não é complicado, no entanto, fazê-lo de forma inteligente é outra questão inteiramente ...

Google Adsense e zona de autenticação

Um exemplo da capacidade dos robôs do Google é encontrado no serviço do Google Adsense. É possível indicar aos robôs um login e uma senha para que eles possam se conectar a um espaço privado, rastrear as páginas e, finalmente, distribuir publicidade relevante.

Exemplos comuns de problemas com formulários

Tive a oportunidade de trabalhar em vários sites onde os formulários eram o principal problema de visibilidade. Geralmente é o caso de:

Sites de recrutamento : o usuário da Internet deve especificar uma série de informações sobre a posição que está procurando antes de validar. Se esta é a única maneira de acessar ofertas, tanto quanto dizer que a visibilidade é um golpe sério ... Lembro-me em particular de um site de recrutamento em que o módulo só trabalhava com formulários, foi escrito apenas em javascript e pertencia a um provedor de serviços externo: p

Sites imobiliários : o internauta deve indicar suas opções (venda, compra), a cidade, o tipo de imóvel etc.

Uma solução para indexar seu banco de dados

A solução para indexar todo esse conteúdo é bastante simples. Basta configurar links para as páginas de resultados. Assim, o robô poderá acessá-lo sem dificuldade. A otimização da referência natural dessas páginas de listagem deve ser realizada com o mesmo rigor que todas as outras páginas do site.

Além disso, além do ganho de visibilidade, é um meio de fornecer ao usuário da Internet um segundo elemento de navegação. Ao priorizar os links para as páginas de resultados com resultados cada vez melhores, abordamos o sistema de navegação de um diretório.

 

Próximo : Nome do domínio

Anterior : As sessões

Oseox Monitoring