Hospedagem
Impacto da sua acomodação no SEO
Embora possa parecer estranho a princípio, a escolha da sua hospedagem pode ter repercussões no SEO do seu site. Essas repercussões também podem ser muito prejudiciais, como veremos mais adiante.
Tempo de resposta, disponibilidade e referência
Se você possui uma conta no Google Search Console, certamente viu esse tipo de gráfico:
além disso, como parte do serviço Adwords e do algoritmo do Índice de qualidade, o Google leva em consideração o tempo de carregamento das suas páginas de destino. Portanto, podemos considerar dois impactos diretos na busca natural
- Os robôs não desperdiçam seu tempo com sites muito lentos e gastam menos vezes
- O Google penalizaria levemente sites muito lentos porque provavelmente gerariam insatisfação entre os usuários,
portanto, é recomendável ter um servidor de alto desempenho e alta disponibilidade. Vários hosts comprometem-se contratualmente a taxas de disponibilidade acima de 99,9%. Para sites que usam mídia grande, é possível, por exemplo, hospedá-los em outro servidor dedicado para esse fim.
Cabeçalhos HTTP e configuração do servidor
O papel dos cabeçalhos HTTP geralmente é ignorado. No entanto, a configuração incorreta pode causar vários problemas. É necessário verificar se os cabeçalhos HTTP enviados pelo seu servidor estão corretos. Aqui estão os diferentes grupos de cabeçalhos:
Códigos de status por grupocódigos | |
Série de | Significado da resposta |
100-199200-299 | Informativo |
300-399 | Solicitação bem-sucedida do clienteSolicitação |
redirecionada do | cliente, é necessária outra ação> |
400-499 Solicitação | incompleta do cliente |
500-599 | Erros do servidor |
País anfitrião e geolocalização do endereço IP
Aqui está um ponto que alimenta muitas discussões. Para permanecer conciso, a regra a ser lembrada é a seguinte:
É preferível que seu site esteja hospedado no país em que os usuários da Internet visados vivem.
De fato, se você tiver um site escrito em francês, com backlinks de sites franceses, não sendo .fr e hospedado nos Estados Unidos, será possível encontrá-lo no Google.fr e isso sem penalidade aparente.
Como geolocalizar meu site para otimizar sua referência?
Existem várias maneiras mais ou menos eficaz para a compreensão dos mecanismos de busca que país / idioma O site é para:
- Referenciar o site por meio de um ccTLD, como .fr ou .de
- Obter backlinks do país de destino
- Hospede o site no país de destino
- Localize geograficamente o IP (a OVH oferece por exemplo)
- Usando as ferramentas do Search Console e designando o país de destino
Obviamente, o índice mais forte para o Google é o idioma do conteúdo.
Próximo : Headers HTTP
Anterior : Nome do domínio