Duplicação de conteúdo

Conteúdo duplicado e SEO

A duplicação de conteúdo é um problema real para os mecanismos de pesquisa. Embora o Google tenha anunciado em julho de 2008 que possui 1.000 bilhões de URLs em seu índice, imagine esse número em 2020?

O Google, portanto, não indexa todos os URLs localizados, simplesmente porque muito conteúdo não é interessante (página em branco) ou simplesmente duplicado!

Quando você estiver trabalhando em um volume tão grande de dados e tiver que oferecer resultados relevantes para o mundo inteiro em menos de meio segundo, entenderá que a busca por lixo é mais do que necessária.

Como os mecanismos de pesquisa lidam com o conteúdo duplicado?

O conteúdo duplicado desperdiça tempo, recursos, relevância e, portanto, dinheiro para os mecanismos de pesquisa. Além disso, o tamanho da web continua a crescer e isso cada vez mais rapidamente. Para sobreviver e não ficar sobrecarregado, os mecanismos devem fazer escolhas e deixar de lado o conteúdo considerado duplicado.

Este conteúdo duplicado pode sofrer vários tratamentos diferentes:

  •       Ser deindexed
  •       Sendo menos rastreado
  •       Sendo rebaixado

É claro que esse tratamento difere de um mecanismo para outro e depende de vários fatores.

Dadas as consequências, pode-se imaginar que os motores devem ter localizado o original da cópia antes de penalizar? Na realidade, esse não é realmente o caso, uma vez que seus algoritmos hoje ainda parecem incapazes de lidar com esse problema perfeitamente. Aqui estão alguns critérios que levem em conta (ou deve ser considerado):

  •       Semelhança de conteúdo com outro URL
  •       Popularidade da página
  •       Autoridade do Site
  •       Presença de um link para a fonte
  •       Data da publicação
  •       Data da primeira indexação

Pena geral por duplicar o conteúdo

Além das penalidades pelas quais um URL pode sofrer, se um site receber uma taxa muito alta de conteúdo duplicado, todo o domínio poderá ser penalizado.

Os diferentes tipos de duplicação de conteúdo

Dois casos de duplicação de conteúdo podem ser diferenciadas:

  •       Auto-teor de duplicação: Quando um site replica-se em suas páginas seu domínio
  •       Duplicação de conteúdo externo: quando o conteúdo está presente em outro site

Como evitar a duplicação de conteúdo no site

Antes de entrar em guerra contra o conteúdo duplicado por um webmaster sem escrúpulos, é aconselhável garantir que seu site não ofereça conteúdo idêntico em URLs diferentes. As maioria dos casos comuns:

  •       Conteúdo acessível com e sem www
  •       Links internos diferentes para o mesmo conteúdo
  •       Páginas de conteúdo muito ruim: por exemplo, uma única linha de conteúdo original
  •       As ligações de entrada que contêm parâmetros (por exemplo, detecção)
  •       Criação de sessões por robôs

A regra de ouro a respeitar é que um documento deve ser exibido apenas em um e apenas um URL. No entanto, isso nem sempre é possível. Nesse caso, devem ser criados mecanismos para que os robôs possam indexar apenas um URL.

Aqui estão várias opções:

  •       Usando o arquivo robots.txt
  •       Instalação de um meta robô noindex
  •       Implantação de redirecionamento 301
  •       Remoção de URL pelo Google Search Console
  •       Meta tag canônica

Vá à procura de conteúdo duplicado ou roubado

O uso do seu conteúdo em outros sites pode afetar negativamente a sua visibilidade nos mecanismos. Os webmasters que fazem isso às vezes estão de boa fé e não imaginam os problemas que podem criar. Para outros, o roubo de conteúdo é um negócio real. Hoje, é possível usar a palavra agregador para esconder seus erros ...

O número de inserções do Adsense costuma ser uma maneira de diferenciar o homem honesto do saqueador vil.

O uso generalizado do formato RSS é para alguns como uma autorização para roubar conteúdo.

O Google é uma ótima ferramenta para detectar plágio ou qualquer outro uso do seu conteúdo sem permissão. Digite entre aspas uma frase tirada do coração do seu artigo e visualize os resultados.

O site copyscape.com também é uma ótima maneira de garantir a originalidade de um texto.

Discurso do Google sobre duplicação de conteúdo

Primeiro de tudo, você deve saber que o Google não está falando realmente de penalidade pela duplicação de conteúdo, mas por filtros. Pessoalmente, admito que, no final, não vejo realmente nenhuma diferença ... Ele também anuncia que possui algoritmos eficientes, capazes de localizar o conteúdo original, principalmente se a cópia contiver um link para a fonte. O índice deles prova que tudo isso ainda está longe de ser perfeito.

Além disso, a noção de índice complementar desapareceu das páginas de resultados.

O Google também recomenda não se preocupar muito com o conteúdo duplicado. Cabe a você ...

 

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