Quais critérios podem influenciar o valor de um link ?

A fim de distinguir o trigo do joio, os mecanismos não estão mais satisfeitos em contar os links, mas procuram equilibrá-los da maneira mais inteligente possível.

Portanto, os referenciadores imaginaram (testaram ?) uma boa centena de critérios que podem participar na ponderação dos links :

  • Tema da página
  • Texto de âncora (texto clicável do link)
  • Número de links de entrada
  • Autoridade de domínio
  • Número de links na página
  • Número de ligações de saída
  • Tráfego recebido
  • Localização do link
  • Otimizando o texto que enquadra o link
  • O tempo a partir do qual o link é colocado na página
  • Posicionamento da página
  • Etc.

Entre todos esses critérios, a popularidade da página e o texto de âncora são 2 critérios que desempenham um papel muito importante na ponderação de um link.

O número de links é também um critério a não ser ignorado. Um backlink em uma página que já conta com 150 links, 50 dos quais são de saída, é de menor interesse, mesmo que a âncora seja otimizada e a página seja popular. Quanto mais links (internos ou externos) sua página tiver, menos « poderosos » serão para os mecanismos. Portanto, não seja muito prolixo, o Google não vai devolvê-lo para você.

Oseox Monitoring