Como detecto um charlatão vendendo referenciamento ?
A profissão às vezes sofre de uma má imagem como muitas outras ocupações relacionadas à prestação de serviços. Como os resultados não podem ser garantidos, mesmo um profissional ultracompetente poderia ser injustamente criticado por um cliente desapontado.
Como posso evitar o uso de um charlatão ?
Primeiro, faça as perguntas certas e, mais importante, compare várias ofertas antes de se comprometer.
Desconfie dos fornecedores prometendo montanhas e maravilhas. Disseram-lhe que vai ser difícil e que vai dar muito trabalho ? É um bom sinal!
Não hesite em pedir a lua na pré-venda para testar a franqueza de seu interlocutor.
A metodologia não está clara ? Você não obtém muitos exemplos de resultados de outros projetos ? Isso é preocupante...
Se um referenciador lhe garantir os resultados, verifique se as palavras-chave são realmente inseridas regularmente nos mecanismos de pesquisa e se o contrato prevê uma compensação financeira se os resultados não forem alcançados dentro de um determinado período de tempo.
Certifique-se de que o trabalho não será realizado por estagiários mal pagos e nem sempre estejam presentes na empresa.
O preço de venda também pode alertá-lo. Você vai pagar menos de 2.000 euros, por um ano de trabalho em referenciamento ?
Seriamente com essa taxa, quantas horas mensais serão realmente gastas no seu site ?