Como otimizar uma meta tag description ?
O conteúdo dessa tag deve ser personalizado em cada página do seu site. Se você não conseguir (CMS de má qualidade, falta de tempo...), então, é melhor deixá-lo vazio.
Não é necessário tentar sobrecarregar o conteúdo de uma meta description com muitas palavras-chave. Atualmente, o Google não levaria isso diretamente em consideração para posicionar uma página em um determinado termo.
Observe que esse não é necessariamente o caso de todos os mecanismos e que este comportamento pode evoluir.
O essencial, ao escrever essas metas, é fazer o usuário querer visitar seu site. Diante de uma página de resultados de um mecanismo, eles devem convencer em poucas palavras que é em seu site que o usuário encontrará a resposta mais relevante para sua pergunta. Portanto, « call to action » (ou chamada à ação), ofereça o desejo de saber mais sobre você!
Se escrever a meta description for difícil para você, você deve ter cautela e deixar essa tag vazia. Os mecanismos exibirão um trecho do texto proposto em sua página, que eles consideram mais relevante em relação à pesquisa do usuário.
O número de caracteres exibidos varia de mecanismo para mecanismo. É importante não implantar uma descrição muito curta, porque assim seria possível apresentar apenas uma linha de descrição. Não ocupar duas linhas assumiria menos espaço, se beneficiaria de uma visibilidade reduzida e, acima de tudo, deixaria mais espaço para os concorrentes.
Geralmente, um bom compromisso é escrever entre 130 e 160 caracteres. Pense cuidadosamente sobre os primeiros 50 caracteres para celular. À medida que o tamanho máximo muda, você deve executar testes de exibição regularmente.