Glossario de SEO

  • Algoritmo : Programa de computador
  • Diretório temático : Site que classifica páginas pertencentes a um determinado tema
  • Diretório geral : Site que classifica páginas pertencentes a vários temas
  • Backlink : Quando um link colocado no site B aponta para o site A e é seguido por robôs, é um backlink para o site A
  • Marcação semântica : Uso apropriado de tags HTML com base no conteúdo e na direção das tags
  • Meta Tag : Tag presente na parte principal de um documento HTML, existem muitas propriedades para meta tags, como descrição e palavras-chave
  • BL : Abreviação de BackLink
  • Blacklister : Sanção final de um mecanismo de pesquisa. Um site na lista negra não aparece mais nas páginas de resultados
  • Cloaking : Técnica que permite exibir um conteúdo diferente dependendo de acordo com a entidade que solicita sua consulta
  • Clustering : Falamos em clustering quando um mecanismo de pesquisa agrupa 2 resultados do mesmo site emergindo para a mesma consulta
  • Crawler : Nome da ação executada pelos robôs quando eles visitam uma página
  • Dmoz : Diretório global generalista e comunitário de sites. Também conhecido pelo sigla ODP para Projeto de Diretório Público
  • Índice : Um documento é indexado quando está nos bancos de dados do mecanismo e é possível encontrá-lo através de uma pesquisa nele
  • Referenciador : Sinônimo de indexação
  • Posição : Um documento é posicionado quando é classificado na primeira página do Google em um termo relacionado ao tema do documento
  • PageRank : Índice calculado pelo Google que representa a popularidade de uma página com base na quantidade, popularidade e qualidade dos links de entrada
  • PR : Sigla de PageRank
  • Data Center : Centro de dados onde um grande número de servidores são armazenados
  • DC : Sigla de Data Center
  • Cabeçalho HTTP : cabeçalhos HTTP são as primeiras linhas transmitidas por um servidor Web antes de exibir um documento
  • Google Bombing : Atividade destinada a posicionar uma página em um termo frequentemente bem-humorado que não está incluído em seu conteúdo. Você deve configurar um número significativo de backlinks para a página de destino usando o termo selecionado como âncora
  • Google Adsense : Serviço oferecido pelo Google para os editores de sites, afim de exibir publicidade direcionada em sites e, assim, tornar seus sites rentáveis
  • Google Adwords : Serviço oferecido pelo Google aos anunciantes para exibir publicidade em seu mecanismo de pesquisa e em sua rede de parceiros
  • Google Search Console : Serviço oferecido pelo Google para webmasters
  • GYM : Acrônimo para o trio Google, Yahoo e Microsoft
  • Índice de Densidade : Porcentagem de repetição de um termo em um texto
  • Link externo : Link presente em um site A apontando para uma página do site B
  • Link interno : Link presente em um site A apontando para uma página do site A
  • Link profundo : Link presente em um site B apontando para uma página do site A a qual não é sua página inicial
  • Linkbaiting : Uma das estratégias de netlinking que consiste em despertar o desejo de outros webmasters de falar sobre o seu site. Eles então criarão um backlink sem consulta ou contra parte
  • Link Juice : Representa os benefícios transmitidos pelo estabelecimento de um link. Quando falamos de "suco de link"
  • Netlinking : Atividade que consiste na obtenção de backlinks, sinônimo de Link Building, corresponde à popularizar em francês
  • Página de satélite : Técnica proibida que consiste em criar uma página para robôs, a fim de ser mais visível nos mecanismos de pesquisa. O usuário é redirecionado automaticamente para outra página do site
  • Pesquisa universal : A capacidade de consultar vários índices diferentes a partir de uma consulta simples e oferecer ao usuário na mesma página de resultados dos links para diferentes formatos de documentos, texto, imagem, vídeo...
  • Referenciador : Variável transmitida pelo navegador contendo a URL da página da qual um usuário vem.
  • Referenciamento pago : Pague para ser referenciado, ou seja, para que um documento seja incluído no índice de um mecanismo de pesquisa. Sinônimo de Trusted Feed (ou Feed Confiável) e Paid inclusion (ou Inclusão paga). Não deve ser confundido com links patrocinados
  • Robô : Programa de computador cujo o objetivo é fazer o download da Web. Sinônimo de Bot e Spider
  • txt : Arquivo contendo diretrizes destinadas a robôs
  • SandBox : Penalidade imposta pelos mecanismos por ignorar um site por um tempo determinado
  • SEA : Acrônimo para "Search Engine Adverstising" (ou Publicidade nos Mecanismos de Pesquisa).   Correspondente em francês para links patrocinados vendidos por mecanismos de pesquisa
  • SEM : Acrônimo para "Search Engine Marketing" ou Marketing de Mecanismos de Pesquisa). Abrange o mercado de links patrocinados (SEA) e Referenciamento Natural (SEO)
  • SEO : Um acrônimo para "Search Engine Adverstising" (ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa). Correspondente francês para Referenciamento (com um r maiúsculo)
  • SERP : Acrônimo para "Search Engine Results Page” que significa Página de Resultados para Mecanismo de Pesquisa
  • Sitemap : Documento XML usado em particular para declarar as URLs de um site para fins de indexação por robôs de mecanismos de pesquisa
  • Snippet : Trecho de uma página Web proposta nas páginas de resultados dos mecanismos colocados entre um título e uma URL
  • Spam : Uso de técnicas proibidas pelos mecanismos de pesquisa
  • Spamdexing : Indexação de um grande número de páginas inúteis para os mecanismos de pesquisa
  • Taxa de rejeição : Porcentagem de visitantes que saem do site sem consultar outras páginas
  • Reescrita de Url : Técnica que permite simplificar URLs e apresentá-las em um formato que frequentemente é mais popular entre os usuários e mecanismos de pesquisa
  • W3C : Sigla para o "World Wide Web Consortium” (ou Consórcio World Wide Web), é uma organização que faz recomendações sobre as melhores práticas da Web a serem respeitadas