Glossario de SEO
- Algoritmo : Programa de computador
- Diretório temático : Site que classifica páginas pertencentes a um determinado tema
- Diretório geral : Site que classifica páginas pertencentes a vários temas
- Backlink : Quando um link colocado no site B aponta para o site A e é seguido por robôs, é um backlink para o site A
- Marcação semântica : Uso apropriado de tags HTML com base no conteúdo e na direção das tags
- Meta Tag : Tag presente na parte principal de um documento HTML, existem muitas propriedades para meta tags, como descrição e palavras-chave
- BL : Abreviação de BackLink
- Blacklister : Sanção final de um mecanismo de pesquisa. Um site na lista negra não aparece mais nas páginas de resultados
- Cloaking : Técnica que permite exibir um conteúdo diferente dependendo de acordo com a entidade que solicita sua consulta
- Clustering : Falamos em clustering quando um mecanismo de pesquisa agrupa 2 resultados do mesmo site emergindo para a mesma consulta
- Crawler : Nome da ação executada pelos robôs quando eles visitam uma página
- Dmoz : Diretório global generalista e comunitário de sites. Também conhecido pelo sigla ODP para Projeto de Diretório Público
- Índice : Um documento é indexado quando está nos bancos de dados do mecanismo e é possível encontrá-lo através de uma pesquisa nele
- Referenciador : Sinônimo de indexação
- Posição : Um documento é posicionado quando é classificado na primeira página do Google em um termo relacionado ao tema do documento
- PageRank : Índice calculado pelo Google que representa a popularidade de uma página com base na quantidade, popularidade e qualidade dos links de entrada
- PR : Sigla de PageRank
- Data Center : Centro de dados onde um grande número de servidores são armazenados
- DC : Sigla de Data Center
- Cabeçalho HTTP : cabeçalhos HTTP são as primeiras linhas transmitidas por um servidor Web antes de exibir um documento
- Google Bombing : Atividade destinada a posicionar uma página em um termo frequentemente bem-humorado que não está incluído em seu conteúdo. Você deve configurar um número significativo de backlinks para a página de destino usando o termo selecionado como âncora
- Google Adsense : Serviço oferecido pelo Google para os editores de sites, afim de exibir publicidade direcionada em sites e, assim, tornar seus sites rentáveis
- Google Adwords : Serviço oferecido pelo Google aos anunciantes para exibir publicidade em seu mecanismo de pesquisa e em sua rede de parceiros
- Google Search Console : Serviço oferecido pelo Google para webmasters
- GYM : Acrônimo para o trio Google, Yahoo e Microsoft
- Índice de Densidade : Porcentagem de repetição de um termo em um texto
- Link externo : Link presente em um site A apontando para uma página do site B
- Link interno : Link presente em um site A apontando para uma página do site A
- Link profundo : Link presente em um site B apontando para uma página do site A a qual não é sua página inicial
- Linkbaiting : Uma das estratégias de netlinking que consiste em despertar o desejo de outros webmasters de falar sobre o seu site. Eles então criarão um backlink sem consulta ou contra parte
- Link Juice : Representa os benefícios transmitidos pelo estabelecimento de um link. Quando falamos de "suco de link"
- Netlinking : Atividade que consiste na obtenção de backlinks, sinônimo de Link Building, corresponde à popularizar em francês
- Página de satélite : Técnica proibida que consiste em criar uma página para robôs, a fim de ser mais visível nos mecanismos de pesquisa. O usuário é redirecionado automaticamente para outra página do site
- Pesquisa universal : A capacidade de consultar vários índices diferentes a partir de uma consulta simples e oferecer ao usuário na mesma página de resultados dos links para diferentes formatos de documentos, texto, imagem, vídeo...
- Referenciador : Variável transmitida pelo navegador contendo a URL da página da qual um usuário vem.
- Referenciamento pago : Pague para ser referenciado, ou seja, para que um documento seja incluído no índice de um mecanismo de pesquisa. Sinônimo de Trusted Feed (ou Feed Confiável) e Paid inclusion (ou Inclusão paga). Não deve ser confundido com links patrocinados
- Robô : Programa de computador cujo o objetivo é fazer o download da Web. Sinônimo de Bot e Spider
- txt : Arquivo contendo diretrizes destinadas a robôs
- SandBox : Penalidade imposta pelos mecanismos por ignorar um site por um tempo determinado
- SEA : Acrônimo para "Search Engine Adverstising" (ou Publicidade nos Mecanismos de Pesquisa). Correspondente em francês para links patrocinados vendidos por mecanismos de pesquisa
- SEM : Acrônimo para "Search Engine Marketing" ou Marketing de Mecanismos de Pesquisa). Abrange o mercado de links patrocinados (SEA) e Referenciamento Natural (SEO)
- SEO : Um acrônimo para "Search Engine Adverstising" (ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa). Correspondente francês para Referenciamento (com um r maiúsculo)
- SERP : Acrônimo para "Search Engine Results Page” que significa Página de Resultados para Mecanismo de Pesquisa
- Sitemap : Documento XML usado em particular para declarar as URLs de um site para fins de indexação por robôs de mecanismos de pesquisa
- Snippet : Trecho de uma página Web proposta nas páginas de resultados dos mecanismos colocados entre um título e uma URL
- Spam : Uso de técnicas proibidas pelos mecanismos de pesquisa
- Spamdexing : Indexação de um grande número de páginas inúteis para os mecanismos de pesquisa
- Taxa de rejeição : Porcentagem de visitantes que saem do site sem consultar outras páginas
- Reescrita de Url : Técnica que permite simplificar URLs e apresentá-las em um formato que frequentemente é mais popular entre os usuários e mecanismos de pesquisa
- W3C : Sigla para o "World Wide Web Consortium” (ou Consórcio World Wide Web), é uma organização que faz recomendações sobre as melhores práticas da Web a serem respeitadas